Olá amiga(o)tudo bem? Quero agradecer pela sua visita a este espaço. Este blog é um lugar de amizade e informação entre pessoas. Que ele seja um lugar da mais Alta Shalom do Eterno. Desde Sião, que chuvas de bençãos caia sobre voçê e os seus amados. Que O Eterno D'us lhe exalte e bendiga! ✡ALESSANDRO MARTINS PAULA ✡: Abril 2009

sábado, 4 de abril de 2009

Shabat: a guarda do sábado na nova aliança. É obrigatório guardá-lo?


"Guarda-te que não te esqueças do Senhor teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno;" Deuteronômio 8:11



A cristãos e judeus: adventistas, católicos, presbiterianos ou messiânicos. Todos tem ou deveria ter, por única regra de fé as Escrituras Sagradas, todo o canôn, tanto faz edições paulinas ou outra edição, o que está escrito em uma está em outra edição, podem acompanhar.


Esta passagem alerta a todos nós que se não guardarmos os mandamentos, os juizos e os estatutos do Eterno D'us viríamos a esqueçer do Senhor. E é isto que tem ocorrido hoje na era cristã. Yeshua falou bem claro a respeito de obedecermos a doutrinas de homens: "Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição." Marcos 7:7,8e9.

Não adianta celebrar missa ou culto, porque D'us não aceita culto que não esteja em conformidade com a Lei: "Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens." Mateus 15:9. A nossa oração não será aceita se desviarmos os ouvidos de ouvir a Lei: "O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável." Provérbios 28:9. É melhor obedecer a D'us ou aos homens? Todos sabemos que Jesus não veio revogar, anular ou desfazer a Lei como muitos teólogos afirmam. "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Mateus 5:17.

Mas será que a primazia, quanto ao determinar o dia é do Papa de Roma? Porquê muitos discutem, não foi Constantino? Para nós que desejamos seguir o Eterno, é irrelevante. Nossas vidas devem ser pautadas somente pelo que O Eterno D'us determinou desde o princípio. "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou." Êxodo 20: 8a11.
Falamos em seguir Jesus mas, quanto aos seus costumes, ensinamentos, o seu povo não admitimos. Queremos seguir a D'us e a Yeshua segundo a nossa própria convicção religiosa. Jesus era um judeu convicto, que tinha por costume, guardar o sábado (shabat) e ensinava nas sinagogas e era por todos querido. Lucas 4:15e16. Os teólogos dizem: a Lei pela fé foi anulada. "Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei." Romanos 3:31. "Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados." 1São João 5:2e3.

Jesus nos falou da maior importância de conhecermos a D'us. "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." João 17:3. Lá no êxodo D'us nos deu uma advertência: "Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?" Êxodo 16:28. "E dei-lhes os meus estatutos e lhes mostrei os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles. E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica." Ezequiel 20:11e12. "Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá. Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se." Êxodo 31:13a17. Todos os filhos de D'us são conhecidos por aqueles que guardam seus mandamentos e não violam o seu dia. Mas será que tem bençãos para quem observa ou guarda o Dia do Senhor? "Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse." Isaias 58:13e14.

Então, guardar o shabat é somente para o povo de Israel? "E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, etodos os que guardarem o sábado, não o profanando, os que abraçarem a minha aliança, Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos." Isaias 56:6e7.

Jesus guardava o sábado. Qual é o seu exemplo para nós? "E, partindo dali, chegou à sinagoga deles. E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados." Mateus 12:9a12. "Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar?" Lucas 6:9. "E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado. Lucas 6:5. Depois da ressureição do Senhor, os apóstolos continuaram a guardar o sábado, segundo o mandamento? "E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se; E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai." Atos 13:14e15. "E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas." Atos 13:42. "E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus." Atos 13:44. "E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram." Atos 16:13. "E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos." Atos 18:4.

E na redenção do Messias, na Nova Jerusalém, o sábado será observado? "Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor." Isaias 66:22e23

Que O Eterno D'us na sua infinita misericórdia nos ilumine.

Shalom e graça a todos os que amam o Senhor, os seus Estatutos e Mandamentos.